maio 11, 2004

Before Sunset - "Desculpe!? Importa-se de repetir?"

Quando ouvi falar em Before Sunset - suposta sequela do belo e intocável Before Sunrise - não quis acreditar. Realizado em 1995 por Richard Linklater, Before Sunrise é um filme perfeito que se constrói unicamente em torno da química entre Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy), de diálogos elaborados e da deslumbrante cidade de Viena como pano de fundo. Before Sunrise é um clássico dos tempos modernos; o paradigma do filme romântico para uma geração de vinte-e-qualquer-coisa anos. O final, em aberto, era tão belo quanto angustiante: os dois amantes escolhiam a separação.

Before Sunset, também de Linklater e com Hawke e Delpy novamente, tem como premissa o reencontro entre Jesse e Celine, nove anos depois, agora em Paris. Espera-se o pior nesta sequela impossível. Ou talvez não… É que a julgar pelo trailer, disponível aqui, o filme promete. Linklater parece permanecer fiel ao tom de Before Sunrise. Os diálogos parecem cuidados, a química entre Jesse e Celine parece continuar presente… e Paris é a cidade dos amantes, por excelência.

Filmado em apenas 15 dias com um reduzido orçamento de $10,000,000, Before Sunset não indicia ser um produto da ganância dos estúdios, na senda da fácil rentabilização de sequelas. Parece antes que Linklater teve vontade de brindar o seu público com um reencontro entre Jesse e Celine, tão adoradas personagens. Mas fazer uma sequela de Before Sunrise é um exercício arriscado. Esperemos que o presente não esteja envenenado.