março 23, 2004

Alvaláxia - multiplexes do futuro?

Fui, finalmente, aos cinemas Millenium Alvaláxia e posso adiantar que fiquei agradavelmente surpreendido. Existem algumas dificuldades de estacionamento nas imediações do Estádio, mas o espaço que alberga as 16 salas de cinema, as bilheteiras, um bar e um restaurante é moderno, amplo e acolhedor, o que pode facilmente minimizar o problema da ausência de estacionamento gratuito. A dimensão do complexo não o torna impessoal, muito em parte devido à arquitectura, à iluminação e ao cuidado design das instalações. A música ambiente parece-me bem mais adequada do que a que passa (ou não) noutros espaços semelhantes. Tudo estava impecavelmente limpo, dos corredores às casas-de-banho (que não só são abundam como revelam ter condições, ao contrário do que estou habituado a ver).

Tinha já ouvido comentários positivos relativamente a algumas salas e à qualidade da projecção, mas tinha também sido avisado de que as últimas salas eram fracas, por serem demasiado pequenas. Arrisquei e comprei um bilhete para a Sala 12 (uma das últimas, portanto). A sala é, de facto, pequena, mas a experiência de aí ter assistido a uma sessão de cinema foi bem mais gratificante do que algumas projecções às quais tenho assistido em grandes multiplexes de multinacionais como a Warner Lusomundo. A Sala 12 tem condições superiores a muitas salas de Lisboa e arredores: a projecção é impecável, com a imagem perfeitamente focada; o som é manifestamente de qualidade superior; as cadeiras são largas e há espaço para as pernas; a forma de anfiteatro permite que se consiga ver o filme confortavelmente. E se a Sala 12 é das mais fracas – como dizem - estou ansioso por ver filmes nas salas maiores. De louvar ainda a segmentação de preços aplicados e os programas de fidelização de clientes em vigor no Alvaláxia numa altura em que muitas salas não praticam sequer o preço de 2ª feira ou beneficiam estudantes com preço reduzido.

Se uma altura houve em que os cinemas tradicionais se sentiram ameaçados com o êxodo do seu público para os multiplexes situados nas grandes superfícies comerciais, facilmente se reconhece que esses mesmos multiplexes foram agora ultrapassados por espaços como as salas da UCI no El Corte Inglês e os Cinemas Millenium no Alvaláxia.

Espero, no entanto, que a impecável projecção a que assisti não constitua excepção e muitas mais se repitam.