Com a estreia próxima de The Chronicles of Riddick decidi rever Pitch Black. Quando vi o filme pela primeira vez, em 2001, achei-o um filme mediano, não tendo embarcado no culto que o filme criou imediatamente um pouco por todo o lado. Pensei que pudesse vir a mudar de opinião, mas não, não consigo deixar de achar que o filme de David Twohy é um produto sobrevalorizado, traído por um argumento fraco e por um Vin Diesel unidimensional e estereotipado. O filme tem potencial, movendo-se com algum à vontade no terreno da série "b". Os efeitos especiais, fruto de um orçamento reduzido, são meritórios e interessantes e a fotografia de David Eggby, bem como todo o tratamento cromático do filme, constituem focos de interesse. Mas o argumento é deficiente, o que rapidamente transforma Pitch Black num filme desinteressante. Também os diálogos, reduzidos a frases feitas de uma linha, em nada enriquecem este produto misto de terror e ficção científica. Mas o que, no limite, transforma o filme de Twohy numa experiência falhada é a interpretação limitadíssima de Vin Diesel. Será Diesel no seu melhor, diga-se, mas ainda assim fraco; e consegue mesmo remeter para primeiro plano as interpretações de todo um elenco de segunda. The Chronicles of Riddick pode esperar.
abril 25, 2004
«Pitch Black» - permanecer na escuridão
Com a estreia próxima de The Chronicles of Riddick decidi rever Pitch Black. Quando vi o filme pela primeira vez, em 2001, achei-o um filme mediano, não tendo embarcado no culto que o filme criou imediatamente um pouco por todo o lado. Pensei que pudesse vir a mudar de opinião, mas não, não consigo deixar de achar que o filme de David Twohy é um produto sobrevalorizado, traído por um argumento fraco e por um Vin Diesel unidimensional e estereotipado. O filme tem potencial, movendo-se com algum à vontade no terreno da série "b". Os efeitos especiais, fruto de um orçamento reduzido, são meritórios e interessantes e a fotografia de David Eggby, bem como todo o tratamento cromático do filme, constituem focos de interesse. Mas o argumento é deficiente, o que rapidamente transforma Pitch Black num filme desinteressante. Também os diálogos, reduzidos a frases feitas de uma linha, em nada enriquecem este produto misto de terror e ficção científica. Mas o que, no limite, transforma o filme de Twohy numa experiência falhada é a interpretação limitadíssima de Vin Diesel. Será Diesel no seu melhor, diga-se, mas ainda assim fraco; e consegue mesmo remeter para primeiro plano as interpretações de todo um elenco de segunda. The Chronicles of Riddick pode esperar.