abril 02, 2004

Um logro nos trailers?

Não deixa de me parecer totalmente desadequado existirem trailers que contêm músicas comerciais que não fazem parte da banda sonora do filme como composição musical de fundo. Depois desta semana, ficaram presentes na minha memória os temas Song to the Siren dos This Mortal Coil e Clocks dos Coldplay nos trailers da nova versão de The Texas Chainsaw Massacre e de Peter Pan, respectivamente.

Ora, se é suposto o trailer ser uma apresentação do filme, um cartão de visita, algo que evoca o tom e o estilo daquilo que o espectador poderá vir a ver quando comprar o bilhete, a utilização de um tema musical que não consta na banda sonora pode significar: a) que a música original do filme não é suficientemente interessante para que possa ser condensada no trailer; b) que quem supervisionou a montagem do trailer optou por lhe dar um toque pessoal que desvirtua a obra de um realizador. Em qualquer dos casos, a opção de explorar um trailer com uma música comercial revela sempre: a) que existe uma tentativa de lograr o espectador relativamente ao filme enquanto produto final; b) que numa indústria de milhões vale tudo para arrastar até ao cinema o último dos espectadores - aquele que, ingenuamente, acredita que o filme poderá ser bom por conter determinada música. Trailers com mensagens subliminares? Com certeza.