abril 20, 2004

«Starsky & Hutch»



Título Português: Starsky & Hutch
Título Original: Starsky & Hutch
País de Origem: EUA, 2004
Realizador: Todd Phillips
Argumento: John O'Brien, Todd Phillips e Scot Armstrong, com história de Stevie Long e Jonh O'Brien, inspirado em personagens de William Blinn
Elenco: Ben Stiller, Owen Wilson, Snoop Dogg, Fred Williamson, Vince Vaughn, Juliette Lewis, Jason Bateman, Amy Smart, Carmen Electra
Fotografia: Barry Peterson
Música: Theodore Shapiro
Produção: Dimension Films
Distribuição Nacional: Lusomundo
Género: Comédia, Acção, Crime
Duração: 101 min
Classificação Etária: M/12

Depois de Road Trip e Old School, o nova-iorquino Todd Phillips adapta ao grande ecrã Starsky and Hutch, uma série de televisão policial que se celebrizou na década de 70, sobre as desventuras de dois polícias que, com a ajuda de um informador, e ao volante de um Ford Torino vermelho e branco, vão combatendo o crime.

Neste remake, a parelha de polícias é constituída por Ben Stiller (Starsky) e Owen Wilson (Hutch). Gostar de Stiller ou de Wilson é meio caminho andado para se gostar de Starsky & Hutch. O par funciona. Stiller é o polícia zeloso e pontual para quem o cumprimento da lei é inatacável e Wilson, mais descontraído, prefere aproveitar-se das benesses de uma vida policial. Não será por acaso que a química entre os actores é tão grande. Ambos, para além de amigos, trabalharam já em conjunto em filmes bem sucedidos como Meet the Parents, The Royal Tenenbaums e Zoolander.

Também a escolha dos actores secundários é cuidada, revelando-se eficaz. Depois de Old School, Todd Phillips reencontra-se com Vince Vaughn (Psycho, The Cell), Juliette Lewis (Kalifornia, Natural Born Killers) e Will Ferrell (Elf) - a quem oferece um curioso pequeno papel, sem que o nome do actor seja incluído no genérico. Vaughn é o mafioso de serviço e Lewis, sensual como sempre, a sua amante. Mas há mais. O rapper Snoop Dogg (Training Day) encarna Huggy Bear, o informador de rua; Amy Smart (Road Trip, Rat Race) e Carmen Electra (Baywatch, Scary Movie) aumentam a tensão sexual do filme nos papéis de duas inocentes cheerleaders, brindando o público masculino com um suave momento lésbico; e o relativamente desconhecido Jason Bateman interpreta a personagem do sócio de Vaughn. Também Chris Penn (Reservoir Dogs, The Funeral) e a modelo Molly Sims têm pequenos e agradáveis papéis. E que melhor escolha para o papel do capitão da esquadra de polícia senão Fred Williamson - actor que se celebrizou na década de 70 com filmes de blaxploitation.

Cenas de acção aparte, a série Starsky and Hutch dos anos 70 inseria-se no género do drama policial. O remake de Phillips tem uma abordagem diferente; o género é a comédia, mantendo-se o fio narrativo policial. O filme é bem-humorado, os diálogos são bem trabalhados, mas Starsky & Hutch nunca é hilariante. Há meia-dúzia de cenas que fazem rir, as restantes apenas fazem sorrir. No entanto, e como já referi, as simples presenças de Ben Stiller e Owen Wilson conferem um tom de boa-disposição a todo o filme de Phillips.

Starsky & Hutch pretende, também, prestar homenagem aos filmes policiais da década de 70 - há um poster de Dirty Harry por lá - e recuperar toda uma cultura do disco-sound, das grandes cabeleiras e das calças à boca-de-sino. Phillips consegue fazê-lo com sucesso. A composição musical de Theodore Shapiro ajuda, bem como as cores vivas, os contrastes, e os zooms denunciados da fotografia de Barry Peterson. É, pois, fácil, para quem gosta de policiais da década de 70, encontrar em Starsky & Hutch material suficiente para que o filme não seja uma experiência totalmente falhada.

Mas é algures entre a comédia e o policial que o filme de Phillips se perde. Como comédia, não é hilariante. Embora haja personagens estranhas, momentos de paródia e muito humor auto-referencial ou anacrónico - mesmo alguns momentos politicamente incorrectos - o filme nunca chega a afirmar-se como uma comédia genuína. E, por outro lado, o filme parece sofrer de um limitado fio narrativo policial que, embora vá funcionando, deixa a sensação de que muito fica por explorar no género policial.

Para fãs de Ben Stiller e Owen Wilson, ou para quem aprecia a lógica do filme policial dos anos 70, Starsky & Hutch é uma comédia que se vê com gosto, mas que, como produto final, sabe a pouco.

Classificação: 6/10